Supply Chain 

A Cadeia de Abastecimento é usualmente conhecida pelo termo inglês Supply Chain e compreende um conjunto de processos que se estende da aquisição de insumos até a distribuição de produtos aos clientes finais. É uma rede interconectada de organizações, recursos, atividades e informações que colaboram para mover produtos ou serviços do fornecedor até o consumidor.

Gestão de Compras

Consiste essencialmente na execução e controle das aquisições de bens e serviços de uma empresa, observando os princípios e parâmetros definidos pelas políticas e normas delineadas a partir do planejamento estratégico.

Políticas e Procedimentos

  • Revisar as práticas existentes no processo de comprar;
  • Identificar fatores positivos e debilidades;
  • Direcionar o desenvolvimento (ou melhoria) de um código de conduta.

Seleção de Fornecedores

  • Aferir capacidades associadas à negociação;
  • Analisar os critérios existentes para a escolha dos fornecedores;
  • Elaborar e/ou aperfeiçoar guia de compras.

Controle e Monitoramento

  • Levantar indicadores de acompanhamento e desempenho das compras;

Gestão de Armazéns

É um processo chave no funcionamento da cadeia de abastecimento e envolve o planejamento, organização e controle das atividades relacionadas ao armazenamento e distribuição de produtos, do recebimento à expedição .

Supply-Gestao-de-Armazens-Planejamento

Planejamento

  • Analisar a rede logística existente frente às demandas atuais e futuras;
  • Identificar os mecanismos de controle e indicadores de performance;
  • Avaliar a estrutura organizacional e capacitação dos colaboradores;
  • Avaliar a existência, potencial e desempenho de serviços terceirizados.

Layout e Organização

  • Avaliar a infraestrutura disponível das localidades;
  • Analisar o fluxo de materiais e padrões de movimentação;
  • Avaliar técnicas operacionais como gestão FIFO, picking, contagens do estoque etc.

Tecnologia

  • Avaliar uso de ferramentas de automação;
  • Avaliar existência e utilização de sistema WMS (warehouse management system).

Gestão da Distribuição

Corresponde ao conjunto de atividades e processos envolvidos na movimentação eficiente e eficaz de produtos desde o ponto de produção até o ponto de consumo.

Carteira de Pedidos

  • Avaliar acordos com clientes sobre quantidades e datas de entrega;
  • Avaliar critérios de alocação de estoque e eventuais cortes;
  • Avaliar mecanismos de liberação de pedidos para armazéns.

Formação de Carga e Despacho

  • Definir e/ou validar critérios de agrupamento de pedidos na carga;
  • Identificar as métricas utilizadas para composição da carga;
  • Determinar/avaliar rotina de liberação dos despachos.

Serviço ao Cliente

  • Avaliar existência e controle de acordos de nível de serviço;
  • Analisar dados de acompanhamento e performance das entregas.

Logística & Transporte

São funções que desempenham papéis cruciais na cadeia de abastecimento e trabalham juntas para assegurar a boa gestão da distribuição, com foco especial na disponibilidade do estoque, na movimentação dos produtos e na garantia da entrega ao cliente final.

Planejamento

  • Analisar o dimensionamento do abastecimento interno de produtos;
  • Identificar e avaliar os pontos de contato, visando à integração das áreas;
  • Ponderar os níveis de estoque versus capital de giro.

Movimentação

  • Levantar e validar especificações de embalagem e manuseio;
  • Garantir aderência de procedimentos e fluxo do processo.

Transporte

  • Checar consolidação de cargas, rotas e espaço para otimização do frete;
  • Verificar instrumentos de monitoramento e rastreamento;
  • Analisar processos de revisão de contratos e melhoria contínua.

Sistemas de Informação

São as ferramentas tecnológicas utilizadas ao longo da cadeia de abastecimento e que viabilizam e suportam todos os processos envolvidos, desde o planejamento até a execução e controle.

ERP (Enterprise Resource Planning)

  • Verificar captura, completude e processamento dos pedidos (compra e venda);
  • Verificar o estoque e as atividades que o atualizam (entradas, produção, saídas);
  • Verificar processo de faturamento e nível de customização existente para o negócio.

TMS (Transportation Management System)

  • Analisar escopo de funcionalidades e módulos instalados e em operação;
  • Analisar como são cobertas as etapas de gestão da distribuição e transporte;
  • Avaliar o atendimento dos requisitos de monitoramento do transporte;
  • Determinar estágio de controle das operações de frete (CT-e, confirmação de entrega etc.).

Adicionais

  • Avaliar níveis de integração com requisitos legais (SPED);
  • Verificar existência de WMS e diagnosticar status e potenciais de melhoria.

Integração e Parcerias

Compreendem a dinâmica de relações que se dão entre os elos da cadeia logística, em particular nas etapas em que há serviços terceirizados, em que se manifesta uma atuação mais especializada dos parceiros.

Objetivos

  • Verificar a especificação e clareza do escopo de serviços desejados e reais;
  • Determinar e/ou validar as métricas de performance (gerais e pontuais);
  • Alinhar as expectativas entre as partes e traduzi-las em dados mensuráveis.

Contrato

  • Avaliar a experiência, expertise e capacidade dos parceiros envolvidos;
  • Consultar sobre reputação e princípios dos parceiros;
  • Levantar os termos contratados, aderência ao escopo e níveis de serviço.

Gestão da Relação

  • Assegurar fluidez nos processos de comunicação e compartilhamento;
  • Verificar mecanismos de acompanhamento do desempenho e ações corretivas.

Gestão de Riscos

É o processo voltado ao mapeamento das situações de risco envolvidas nas operações ao longo da cadeia de abastecimento, bem como a análise dos impactos e elaboração de ações de mitigação.

Externos*

  • Avaliar os riscos da conjuntura econômica sobre o negócio;
  • Listar os riscos associados às regulamentações vigentes.

Operacionais*

  • Elencar os riscos decorrentes das falhas na infraestrutura disponível;
  • Listar os riscos associados aos sistemas de informação e tecnologias instalados;
  • Identificar riscos associados a uma transparência inadequada da operação.

Segurança*

  • Levantar histórico de sinistros e comparativos do mercado;
  • Mapear riscos de fraudes e ataques cibernéticos e comparar com dados de mercado.

* Junto às avaliações e listas, propõem-se ações para mitigar os riscos de maior impacto.

Resultados Esperados

Os principais benefícios são: