PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico é um processo abrangente que as organizações utilizam para estabelecer a direção a adotar, assim como para tomar decisões sobre a alocação dos recursos necessários ao seguimento dessa direção, sejam eles de ordem operacional, financeira ou organizacional.

Missão e Visão

A missão de uma organização define o propósito e a razão de sua existência, enquanto a visão descreve o futuro desejado por ela no médio e longo prazo.

Missão

  • Rever a história e os valores da cultura organizacional;
  • Elaborar o enunciado (revisitar, caso já exista).

Visão

  • Entender o momento e as perspectivas da direção;
  • Alinhar os desejos à realidade;
  • Elaborar e/ou rever o enunciado.

Análise SWOT

É uma ferramenta amplamente utilizada para análise estratégica, que ajuda as organizações a identificarem e compreenderem seus pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). É uma ferramenta flexível que pode ser aplicada em diversos contextos.

IDENTIFICAR

Ambiente Interno

  • Forças: vantagens oferecidas em relação ao mercado;
  • Fraquezas: fatores que impedem resultados potencialmente melhores.

Ambiente Externo

  • Oportunidades: brechas de mercado e soluções para nichos;
  • Ameaças: fatores externos que podem reduzir potencial da empresa.

Análise do Mercado

Consiste na avaliação das forças competitivas do ambiente externo e nas tendências presentes no mercado de atuação.

Cinco Forças de Porter

  • Determinar principais concorrentes e nível de rivalidade;
  • Avaliar ameaças de entrada de novos concorrentes;
  • Avaliar ameaças de produtos ou serviços substitutos;
  • Dimensionar o poder de negociação dos clientes;
  • Dimensionar o poder de negociação dos fornecedores.

Matriz BCG (ciclo de vida dos produtos)

  • Mapear o portfólio de produtos existentes;
  • Identificar volume, crescimento e participação no mercado dos produtos;
  • Classificar os produtos nas quatro fases do ciclo de vida.

Vantagens Competitivas

A vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que um produto/serviço ou mesmo uma empresa possui atributos que a diferenciam favoravelmente do seu concorrente a partir de pontos de difícil imitação ou aplicação a outros negócios, resultando em atração preferencial de clientes.

Estratégia da Diferenciação

  • Analisar as principais características qualitativas dos produtos/serviços;
  • Pautar e fortalecer aspectos de entrega e atendimento ao cliente.

Estratégia da Excelência Operacional

  • Priorizar o menor custo total para os clientes;
  • Analisar os preços de mercado e a capacidade da empresa competir nessa abordagem.

Estratégia de Enfoque

  • Avaliar se o mercado permite atuação em nichos específicos (foco);
  • Explorar alternativas de foco em segmento de produtos/serviços ou de clientes.

Análise de Riscos

É um processo utilizado para identificar, avaliar e priorizar riscos ou incertezas potenciais que podem impactar o alcance dos objetivos de uma organização ou qualquer outro empreendimento.

Identificação

  • Listar experiências conhecidas do segmento econômico de atuação;
  • Mapear fatores internos que possam bloquear os objetivos traçados;
  • Levantar fatores externos que possam limitar ou ameaçar o desempenho da empresa.

Avaliação

  • Atribuir valores quantitativos que dimensionem cada risco listado;
  • Atribuir características qualitativas aos riscos levantados;
  • Estabelecer nível de probabilidade e impacto à lista de riscos.

Priorização

  • Atribuir criticidade e dimensionar esforços de mitigação aos riscos;
  • Ordenar a lista pelos impactos da combinação acima.

Avaliação de Tecnologia e Inovação

Refere-se ao processo de avaliação das tecnologias existentes e do grau de maturidade dos processos de inovação na empresa.

Avaliar a infraestrutura tecnológica

Identificar oportunidades para adoção de novas tecnologias

Elaborar a Matriz de Importância & Desempenho

Elaborar a Matriz de Inovação

Metas e Objetivos

As metas são declarações amplas e qualitativas que definem o que a organização pretende alcançar, enquanto os objetivos são alvos específicos, mensuráveis e com prazo determinado, que apoiam o alcance das metas.

Metas

  • Estabelecer os patamares no rumo da visão;
  • Classificar e distribuir nos principais macroprocessos.

Objetivos

  • Desdobrar as metas em estratégias específicas;
  • Atribuir às áreas funcionais um plano de ações;
  • Definir os responsáveis e prazos para alcançar os objetivos.

Plano de Implementação

Consiste na elaboração do conjunto de ações que visam o alcance dos objetivos, estabelecendo prioridades, cronologia e responsabilidades.

Processos e Projetos

  • Elaborar Roadmap, incorporando as rotinas da operação e projetos;
  • Priorizar os projetos e atribuir líderes;
  • Determinar indicadores e métricas de performance factíveis de execução.

Cronograma

  • Detalhar as ações em atividades de cada projeto;
  • Sequenciar as atividades. definindo tempos e prazos de conclusão;
  • Definir os responsáveis.

Comunicação e Monitoramento

É o processo de informar a organização sobre o plano definido, esclarecendo as metas e os papéis a desempenhar nos seus diversos níveis, assim como acompanhar o andamento dos resultados e apresentá-los aos envolvidos.

Informação

  • Elencar tópicos relevantes do plano estratégico;
  • Definir canais de comunicação e frequência de publicações;
  • Comunicar o plano com base na missão, visão e valores;
  • Comunicar indicadores e métricas de avaliação;
  • Garantir compreensão por mecanismos de feedback.

Acompanhamento*

  • Determinar canais de realimentação da situação atual;
  • Coletar dados, aferir resultados e avaliar desempenho;
  • Comunicar resultados, ajustar desvios e celebrar conquistas.

* Focado na capacitação das equipes envolvidas

Resultados Esperados

Constituem-se nos benefícios decorrentes da implementação do Planejamento Estratégico.