Melhoria Contínua

A melhoria contínua visa a aprimorar constantemente os processos, produtos ou serviços de uma organização. Ela permeia todos os níveis e setores da empresa, buscando eficiência, eficácia e inovação de maneira contínua e sustentável. Não se trata de um processo pontual, mas sim de uma jornada permanente, incorporada à cultura organizacional.

Excelência Operacional

Busca aumentar o desempenho das atividades com inteligência, oferecendo um serviço de alta performance, focando em um trabalho de qualidade desde os processos iniciais até o contato com o cliente.

Sistema de Produção

É uma estrutura organizacional e operacional projetada para coordenar eficientemente os recursos humanos, materiais e tecnológicos de uma empresa a fim de transformar insumos em produtos ou serviços, visando otimizar o processo de fabricação maximizando a eficiência, minimizando desperdícios e garantindo a entrega de produtos ou serviços de alta qualidade.

Definir qual a melhor maneira de se utilizar os recursos produtivos;

Dimensionar estoques (matéria-prima, processo, semiacabados e produtos acabados) para garantir o atendimento da demanda dentro do menor lead time possível;

Definir o modelo de produção a ser adotado;

Definir como planejar e controlar a produção.

Tempos & Métodos

É a área da Engenharia Industrial responsável pelo estudo detalhado de como as atividades são realizadas, quanto tempo cada uma delas leva para ser executada e como podem ser aprimoradas visando aumento da eficiência operacional. Tempos & Métodos permite conhecer a capacidade produtiva de cada processo e realizar o balanceamento da produção (mão de obra e equipamentos) para garantir atendimento da demanda.

Melhorar e padronizar métodos de trabalho;

Determinar o tempo padrão para cada etapa do processo produtivo (capacidade produtiva);

Dimensionar a mão de obra;

Efetuar o balanceamento dos recursos produtivos.

Layout

É a disposição física de elementos em um espaço específico, como uma planta industrial, escritório, loja, casa, site ou qualquer área que tenha uma configuração física. O layout é projetado para otimizar o uso do espaço, facilitar a circulação de pessoas ou produtos e atender aos objetivos específicos do ambiente em questão.

Manutenção Produtiva Total (TPM)

Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance, TPM) é uma abordagem sistemática e holística para a gestão eficaz dos equipamentos e ativos em uma organização. Visa a maximizar a eficiência operacional, eliminar desperdícios e promover uma cultura de excelência em manutenção. Seu principal objetivo é garantir a disponibilidade constante de equipamentos, minimizando falhas e otimizando o desempenho ao longo de toda a vida útil dos ativos.

Empregar técnicas que garantam que todas as máquinas do processo produtivo estejam aptas a realizar suas tarefas.

5S

É uma metodologia de gestão japonesa que visa a promover a organização, a limpeza e a padronização no ambiente de trabalho. Baseia-se em cinco princípios fundamentais:: Seiri (Utilização), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina).

Implementar práticas para o ambiente de trabalho, úteis para o gerenciamento visual e para a produção Lean.

Evento Kaizen

É uma atividade específica e intensiva de melhoria contínua que faz parte da filosofia Lean. O termo Kaizen é uma palavra japonesa que significa “melhoria contínua”. Os eventos Kaizen são projetados para reunir uma equipe multifuncional durante um curto período de tempo, geralmente de alguns dias a uma semana, para analisar, identificar e implementar melhorias significativas em um processo ou sistema específico.

Conscientização e Capacitação das Pessoas

Proporciona a eficácia da conscientização, transformando conhecimento em ação significativa que leva a uma abordagem holística que empodera as pessoas a serem agentes de mudança em suas empresas, contribuindo para um futuro mais equitativo, sustentável e resiliente..

Realizar dinâmicas e atividades de conscientização;

Elaborar e ministrar treinamentos customizados.

Lean Office

É uma extensão dos princípios Lean, originários do sistema de produção da Toyota, aplicados ao ambiente administrativo e de escritório. A filosofia Lean tem como objetivo eliminar desperdícios, melhorar a eficiência e otimizar processos, e o Lean Office aplica esses conceitos aos processos administrativos e de suporte de uma organização.

Utilizar os princípios e técnicas do Lean Manufacturing no ambiente administrativo de uma empresa, visando a eliminar desperdícios, otimizar processos e aumentar a eficiência nas atividades relacionadas à gestão, administração e atividades burocráticas presentes em um ambiente de escritório.

Resultados Esperados

Suportados pelas ferramentas os Projetos de Melhoria Contínua realizados pela Otma propiciam os seguintes resultados do Lean Manufacturing: