Mapeamento e Avaliação de Processos de Negócio

O mapeamento estabelece uma representação visual das atividades realizadas nos processos, enquanto a avaliação concentra-se na análise crítica dessas atividades para impulsionar melhorias e otimizações (TO BE).

Desenho do Processo Atual (AS IS)

Prática de documentar e visualizar todas as atividades, tarefas e interações que ocorrem nos processos da empresa, possibilitando a sua compreensão, estruturação e identificação de áreas de melhoria.

Identificação de Atividades

  • Identificar e descrever todas as atividades envolvidas no processo;
  • Detalhar as interações entre as atividades e as partes envolvidas.

Fluxo de Trabalho

  • Mapear o fluxo de trabalho, indicando a sequência lógica das atividades;
  • Destacar pontos de decisão, bifurcações e convergências no processo.

Entradas e Saídas

  • Especificar claramente as entradas e saídas de cada atividade;
  • Registrar a documentação necessária para execução das atividades.

Recursos e Responsabilidades

  • Identificar os recursos (humanos, tecnológicos etc.) necessários para cada atividade;
  • Identificar responsabilidades de cada função ou indivíduo envolvido.

Avaliação de Processos

Refere-se à análise da consistência e coerência das atividades e operações que ocorrem dentro de uma organização frente aos objetivos propostos de cada processo.

Gargalos e Estrangulamentos

Identificar pontos de estrangulamento e atividades desnecessárias ou redundantes que afetam o fluxo eficiente do processo, propondo alternativas para eliminar ou mitigar esses gargalos.

Interação entre as Áreas

Avaliar e garantir que todos os envolvidos estejam efetivamente representados.

Indicadores de Desempenho

Identificar indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes e com métricas mensuráveis de avaliação.

Conformidade e Riscos

Verificar a conformidade com regulamentações e padrões da empresa, identificando riscos associados ao processo.

Satisfação do Cliente

Avaliar como os processos impactam a satisfação do cliente (interno ou externo).

Cumprimento dos Objetivos

Avaliar se os processos atendem aos objetivos propostos.

Desenho do Processo Futuro (TO BE )

Constitui-se na proposição de um novo desenho com sua respectiva visualização e documentação, incluindo a implementação de melhorias, otimizações ou mudanças

Fluxo Otimizado

  • Validar as melhorias identificadas;
  • Apresentar novo fluxo do processo com as melhorias validadas.

Documentação

  • Produzir Documento de Mapeamento e Modelagem de Processo (DMMP);
  • Comunicar claramente as mudanças para as partes interessadas.

Integridade dos Processos

  • Garantir as conexões e integração dos processos, demonstrando os impactos na organização.

Avaliação Contínua dos Processos

  • Encorajar feedback e revisão periódica dos processos.

Resultados Esperados

A realização do Mapeamento e Avaliação de Processos de Negócio com a Otma propiciará os seguintes benefícios: