Gestão de Custos

Conjunto de práticas que visa primordialmente a planejar, controlar e otimizar os recursos financeiros da organização, garantindo a eficiência operacional e contribuindo para a maximização dos resultados.

Identificação e Categorização dos Custos / Despesas

É imperativo entender que os custos não se limitam apenas aos gastos diretos com matéria-prima, mão de obra e despesas operacionais, administrativas, comerciais, de distribuição, financeiras e outras, vão além dessa compreensão. Há que se ter uma visão mais abrangente, incluindo custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, permitindo uma análise holística do panorama financeiro da empresa.

Identificar, analisar e classificar todos os tipos de gastos associados às operações da empresa, proporcionando uma visão clara e detalhada dos recursos financeiros.

Estrutura Contábil

Fornece as diretrizes necessárias para a coleta, registro, processamento, análise e apresentação de informações financeiras, visando a garantir a transparência, confiabilidade e comparabilidade dessas informações.

Plano de contas

Analisar os registros e organização das transações financeiras da empresa, dentro do processo contábil.

Balanço

Analisar custos e despesas, entendendo a evolução desses gastos.

Controle de Custos

Visa a otimizar o uso dos recursos disponíveis e maximizar a eficiência operacional. Proporciona gerenciamento e monitoramento dos gastos da empresa, garantindo que eles estejam alinhados com os objetivos financeiros estabelecidos.

Análise de Custos (por área)

  • Realizar análises detalhadas dos custos, identificando desvios / ações de correção;
  • Analisar custos fixos e variáveis para melhor entender os padrões de gastos;
  • Analisar evolução dos custos indiretos.

Análise das Despesas (por área)

  • Analisar as despesas administrativas, comercias, de vendas, corporativas, depreciação e outros.

Controle de Estoque

  • Analisar excessos de estoque para reduzir custos de armazenamento e obsolescência;
  • Otimizar a utilização do sistema de gestão de estoque.

Movimentação dos Estoques.

  • Analisar o consumo das matérias-primas e outros insumos identificáveis;
  • Analisar itens sem uso (obsolescência) em estoque.

Planejamento e Orçamentação de Custos

Garantir o uso eficiente dos recursos disponíveis e fornecer base para tomar decisões mais assertivas.

Planejamento

  • Definir metas, objetivos e a formulação de estratégias para alcançá-los;
  • Identificar os recursos necessários e estimar os custos associados a cada um deles (por área – ex. mão de obra);
  • Realizar exercício de futurologia (projeção da inflação, do USD e outros elementos que possam influenciar os custos).

Orçamentação

  • Envolver todas as áreas da empresa (inclui diretoria) na criação do orçamento para garantir que as estimativas sejam realistas e que haja alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa;
  • Detalhar os custos / despesas previstos para período determinado (por área).

Monitoramento e Controle

  • Monitorar regularmente os custos reais em comparação com as previsões, o que ajuda a identificar desvios e tomar medidas corretivas, se necessário.

Estruturação de Centros de Custos

Designada para acumular e monitorar os custos associados às atividades realizadas por uma unidade organizacional, departamento ou área específica dentro de uma empresa. Cada unidade (centro de custos) dessas é tratada como uma entidade separada para fins de controle e análise de custos, possibilitando uma avaliação mais precisa do desempenho de cada área da organização.

Agrupar as atividades afins

  • Agrupar as atividades afins (homogêneas) relacionadas logicamente em centros de custos.

Contabilidade de custos

  • Implementar sistema de contabilidade de custos adequado para registrar e monitorar os gastos em cada centro.

Definição de responsabilidades

  • Definir claramente as responsabilidades de cada centro de custos fazendo com que seus gestores sejam responsáveis pelos custos associados às atividades da sua área.

Estabelecimento de orçamentos

  • Estabelecer orçamentação dos gastos para cada centro de custos (com envolvimento do gestor da área), o que ajudará na comparação entre os custos reais e orçados, facilitando a identificação de desvios e a tomada de ações corretivas.

Análise de desempenho

  • Treinar o responsável ou pessoa por ele indicada, para:
    • Realizar análises periódicas (eficiência operacional) do desempenho de cada centro de custos, trazendo transparência sobre eles e desempenho da área;
    • Reavaliar e ajustar a estrutura de centros de custos à medida que a empresa evolui (adaptação contínua).

Custo Padrão

Objetiva a definição de padrões ou benchmarks para os custos de produção, materiais, mão de obra e outros elementos relacionados à produção de bens ou serviços. Esses padrões são estabelecidos com base em estimativas realistas e razoáveis, levando em consideração fatores como eficiência, preço dos insumos e condições normais de operação.

É importante ressaltar que o custo padrão é uma ferramenta gerencial e não representa necessariamente os custos reais incorridos. Ele é uma referência que ajuda a empresa a monitorar e melhorar seu desempenho.

Estabelecimento dos padrões

Definir padrões para diversos elementos de custos, os quais são baseados em avaliações cuidadosas e análises históricas.

Avaliação dos custos variáveis

Considerar as variações sazonais, flutuações de mercado e outros fatores que podem influenciar os custos. Os padrões devem ser realistas e refletir as condições normais de operação.

Acompanhamento e realização de análises

Monitorar regularmente os custos reais em comparação com os padrões estabelecidos. Variações significativas devem ser investigadas para entender suas razões.

Adequação se necessário

Proceder ajustes, com base nas análises e nos padrões, caso ocorram mudanças nas condições do mercado, alterações na eficiência operacional ou outros fatores relevantes.

Margem de Contribuição

Este indicador tem como propósito avaliar a sustentabilidade e a capacidade de geração de lucros da empresa, essencialmente demonstra quanto sobra, após o pagamento dos gastos variáveis para cobrir os gastos fixos e ter lucro. Com o domínio da sua margem de contribuição, o gestor torna simples a visualização e o controle dos preços mínimos que podem ser praticados, a composição do mix de produtos que lhe ofereça a melhor margem, a definição de objetivos financeiros que devem ser buscados, incorrendo em um permanente gerenciamento de margens, custos e lucros.

Custos variáveis

Analisar os custos variáveis, que impactam diretamente nos custos dos produtos ou serviços.

Tomada de decisões

Analisar a margem de contribuição, buscando auxiliar na tomada de decisões sobre a alocação de recursos e na determinação de preços de produtos. 

Contribuição para custos fixos

Analisar os custos fixos da empresa, verificando quanto o restante, após a cobertura desses, contribui para o lucro líquido.

Ponto de equilíbrio

Calcular o ponto de equilíbrio, visando ao nível de vendas necessário para cobrir todos os custos fixos e variáveis.

Análise de desempenho

Avaliar o desempenho de produtos individuais, linhas de produtos ou segmentos de mercado, podendo essa avaliação resultar em ajustes nas estratégias de produção, marketing ou precificação.

Maximização do lucro

Entender a margem de contribuição individual dos produtos, buscando maximizar o lucro global.

Ajustes de preços e custos

Analisar a necessidade de ajustes de preços e custos de produção para otimizar a rentabilidade, mantendo uma margem de contribuição saudável.

Indicadores de Desempenho

Estabelecer indicadores-chave (KPIs) de desempenho para monitorar e avaliar o progresso em relação aos objetivos de controle de custos / despesas.

Alguns deles:

Índice de utilização de capacidade

Medir ocupação na operação (ineficiência).

Custo da não qualidade

Medir as perdas com os desperdícios.

Eficiência de produção

Comparar tempo real de produção x tempo padrão estabelecido.

Evolução preço matéria-prima

Comparar os preços das matérias-primas para período específico.

Outros indicadores

Criar outros indicadores a partir da necessidade do cliente.

Organização de Inventário

Processo de contagem de mercadorias no qual se prepara uma listagem completa de todos os itens armazenados no estoque para que sejam contados (fisicamente). A partir dessa lista, sabe-se o que falta, o que está em excesso e o que pode ter passado do prazo de validade dentro da empresa.

Definir uma data adequada

Escolher a data correta é primordial para o sucesso do inventário. Feriados e finais de semana são boas alternativas para a tarefa.

Separar e organizar as mercadorias

Usar classificações para o processo ficar mais fácil e ágil, separando os produtos de acordo com características semelhantes e organizando-os de forma que fique mais fácil identificá-los.

Checar contagem com sistema (controle de estoque)

Revisar a contagem se necessário. Se há dúvida, há necessidade de refazê-la. Ao checar se as informações coletadas e catalogadas estão corretas, evitam-se erros e minimizam-se as chances de problemas ao relatar os resultados do inventário. 

Detalhar as características dos produtos

Os detalhamentos, tais como peso, medida, cor, voltagem e tipo, ajudam a achar o produto com facilidade. O objetivo é tornar o procedimento mais simples e claro.

Apresentar resultado do inventário

Apresentar o resultado do inventário valorando as diferenças em relação ao CPV (Custo dos Produtos Vendidos).

Treinamento e Conscientização

O treinamento e a conscientização de pessoas na gestão de custos consistem em um processo educacional que visa a desenvolver o entendimento e a consciência das pessoas dentro de uma organização sobre a importância e as práticas contábeis apropriadas e eficazes na gestão de custos.

Treinamento

  • Capacitar os colaboradores com conhecimentos, habilidades e competências específicas relacionadas à gestão de custos;
  • Transmitir informações sobre os princípios da contabilidade de custos, métodos de análise de custos, ferramentas de gestão financeira e outras habilidades necessárias para compreender e gerenciar efetivamente os custos organizacionais.

Conscientização

  • Criar entendimento mais amplo e profundo entre os membros da organização sobre a importância estratégica da gestão de custos;
  • Desenvolver uma mentalidade consciente em relação aos impactos financeiros das decisões diárias, promovendo a responsabilidade e a contribuição de todos para a eficiência financeira, contribuindo significativamente para a tomada de decisões mais embasadas.

Resultados Esperados

Os resultados de uma boa gestão de custos impactam positivamente vários aspectos da empresa, envolve o controle, monitoramento e otimização dos recursos financeiros utilizados para produzir bens e serviços, visando ao sucesso e à sustentabilidade da empresa. Aqui estão alguns dos principais deles: