Diagnóstico Empresarial

O diagnóstico empresarial refere-se a um processo de análise detalhada e avaliação da situação atual de uma organização. Essa análise abrange diversos aspectos do funcionamento da empresa, permitindo identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. O objetivo do diagnóstico empresarial é obter uma compreensão profunda da organização para orientar decisões estratégicas e promover melhorias.

Análise dos Processos e Operações

Estudo sistemático e detalhado das atividades envolvidas na produção de bens ou serviços dentro de uma organização, visando entendê-las, aprimorá-las e otimizá-las.

Análise de Recursos Humanos

Refere-se ao processo de avaliação, análise e compreensão dos elementos relacionados à gestão de pessoas, objetivando uma visão mais abrangente do capital humano da organização.

Analisar estrutura e clima organizacional;

Analisar as práticas de Gestão de Pessoas

Analisar as competências da equipe

Identificar necessidades de Capacitação e Desenvolvimento​

Análise Financeira

Refere-se ao exame das informações financeiras de uma organização para avaliar seu desempenho, fornecendo insights valiosos para os gestores na tomada de decisão.

Avaliar capital de giro, fluxo de caixa e rentabilidade;

Identificar áreas de custo elevado;

Identificar oportunidades de otimização financeira;

Calcular o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa).

Análise de Competitividade

Embasada no modelo estratégico, elaborado por Michael Porter, que visa avaliar o ambiente competitivo de uma empresa específica, identificando as forças que moldam a concorrência e influenciam a rentabilidade desse segmento.

Avaliação de Tecnologia e Inovação (ATI)

Refere-se ao processo de avaliação das tecnologias existentes e do grau de maturidade dos processos de inovação na empresa.

Análise SWOT

É uma ferramenta amplamente utilizada para análise estratégica, que ajuda as organizações a identificarem e compreenderem seus pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). É uma ferramenta flexível que pode ser aplicada em diversos contextos. 

 

IDENTIFICAR

Ambiente Interno

  • Forças: vantagens oferecidas em relação ao mercado;
  • Fraquezas: fatores que impedem resultados potencialmente melhores.

Ambiente Externo

  • Oportunidades: brechas de mercado e soluções para nichos;
  • Ameaças: fatores externos que podem reduzir potencial da empresa.

Resultados Esperados

A realização de um Diagnóstico Empresarial com a Otma propiciará as seguintes vantagens: